#Polêmica: A Farsa das Redes Sociais


Hello people, um tema está criando muita polêmica entre as blogueiras de beleza no Brasil é a exposição nas redes sociais. Tudo começou com uma modelo australiana chamada Essena O'Neill, o fato é que ela tinha milhares de seguidores no Instagram com suas fotos maravilhosas e resolveu perder um tempo da sua vida editando todas as legendas desmascarando como e por qual razão aquela foto foi tirada. A realidade é que eu não apoio a atitude. 

Acredito que ninguém aqui tira a foto de uma louça suja e pendura na parede. Falando por mim, minhas redes sociais estão cheias de coisas positivas. Eu não sou de postar frases e fotos falando o quanto a minha vida é ruim, sobre quando brigo com meu namorado, ou os meus problemas familiares e o quanto eu odeio algumas pessoas. Eu já escrevi um post uma vez sobre se expor. No caso eu contei sobre alguns casais da blogosfera. 

Mas enfim, a modelo diz que nenhuma foto dela é real. Então vamos filosofar: Claro que é real! Ela estava ali, vestindo aquele biquíni, sugando a barriga e sorrindo "feliz" para o sol. Tudo o que você vê nos blogs é a realidade das blogueiras. Hoje somos obrigadas a declarar se o post é um publieditorial ou não. É claro que não dizemos o valor que ganhamos com isso. Mas está embutido ali. A modelo queria ser famosa e de alguma forma ela conseguiu através das suas fotos. Se para ela as fotos não demonstravam o que ela realmente é. Então isso é um problema dela. Não podemos e não devemos generalizar TODAS AS BLOGUEIRAS porque uma tomou essa atitude agora. 

Essa coisa de exposição sempre existiu, com a internet aumentou gradativamente. O que acontece é que antigamente a sua vida só era exposta se você falasse para uma vizinha ou uma amiga. As pessoas só olhariam seu guarda-roupa se ela entrasse na sua casa. Hoje com a internet e a possibilidade de tirar foto e passar rapidamente para o computador nós temos como mostrar ao mundo todo como é a nossa casa, o que comemos no almoço e qual shampoo usamos no cabelo. 

Você que impõe um limite na sua vida e no que você vai mostrar ou não. Eu acredito que o certo é saber separar família de trabalho. Na teoria eu deveria ter dois perfis no Facebook, um profissional e um pessoal. Nós temos que saber separar as coisas. Eu não deixo livre a opção se alguém quiser seguir minhas redes sociais. Todas as minhas redes são manipuladas de uma forma que eu controlo a minha exposição. No Facebook eu deixo público o que me agrada. Eu não permito que postem no meu perfil sem autorização. No Instagram e no Twitter só libero para quem eu quero. Hoje temos autonomia de controlar tudo o que está a nossa volta.

Temos que saber usar essas ferramentas de comunicação ao nosso favor. Nós não somos ingênuos e sabemos que a vida daquela blogueira que está viajando em outro país não é maravilhosa o tempo todo. Mas ela quer postar o que ela acha maravilhoso para que tenha apenas memórias favoráveis. Não temos que mostrar somente o que é negativo. Se eu fosse mostrar tudo o que acontece na minha vida eu ia arrumar briga com muitas pessoas pelo fato de expor elas. Eu não posso falar tudo o que penso, o que acho de tudo e todo mundo. 

Acredito que o Snapchat surgiu como uma forma expor ainda mais a vida das pessoas. Por ser uma ferramenta em que você tem o poder de selecionar quanto tempo a pessoa vai ver aquela foto ou vídeo, sabendo que vai ficar apenas 24h acessível. . No Snap não mostramos só o que é lindo e maravilhoso. Vejo as blogueiras utilizarem como se fosse "Por de trás das câmeras" sabe, os bastidores da vida de blogueira. No blog escolhemos por ser éticas e sinalizar os posts patrocinados, os parceiros e tudo mais. Não vamos e nem devemos mostrar o quanto ganhamos por isso. Mas se você clicar na aba de "Sobre o Blog" verá que temos uma transparência com as leitoras em que damos a nossa sincera opinião sobre os produtos. Pode ser o produto mais queridinho do mercado. Se não agradar nós iremos falar. 

Em nosso Instagram do Blog postamos muitas coisas que achamos legal. Não apenas publis e propagandas. Normalmente não ganho nada por isso. Às vezes só quero dar um dica bacana. Mostrar o que eu gosto e acho legal. Agora uma pergunta pra você refletir um pouco mais:

Você expõe sua vida nas redes sociais?

2 comentários:

  1. Como boa pessoa desinformada só fiquei sabendo disso lendo aqui.
    Eu particularmente adoro tirar foto de tudo e postar...mas acho que tenho bom senso em saber o que não se deve postar.
    O grande problema do ser humano é generalizar. Porque um faz todos fazem NÃO É ASSIM!
    Não é porque UM funcionário público é preguiçoso e tudo mais que TODOS são, não é porque UMA blogueira é assim que TODAS são!
    Quanto a questão das fotos serem fakes, trouxa quem se ilude em achar que a vida de todos é um mar de flores 24hrs por dia! Não é porque você vive postando no Insta/Snap fotos sorrindo e tudo mais que sua vida não é cheia de problemas como todas as outras pois todos nós temos os nossos. O que também não concordo é ficar só postando coisas tristes porque afinal não é o que os outros querem saber! UAHUAHAU
    Bom é minha humilde opinião de pessoa desinformada dos fatos rs
    Beeeijos meninas ;*

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo que tem rede social de alguma forma está expondo a sua vida ou sujeito a isso, mesmo que não poste frequentemente, outras pessoas podem postar uma foto e lá no canto tá você, pensando que tá super disfarçado, mas na verdade saiu com a cara na foto do amigo e ele ainda te marcou!
    Enfim, isso de "se vender na rede social" é relativo. As pessoas estão começando a perceber que isso dá uma grana e entram nessa. O caso é quando a consciência pesa. Quando você divulga uma marca que não gosta, não apoia, só pelo valor que eles irão te dar.
    Não vejo problema em "vender" a sua imagem, desde que você esteja sendo verdadeiro com vc mesmo e com as pessoas que te seguem. O que provavelmente aconteceu com ela foi isso. Não estava sendo sincera e acabou esgotada.
    Não sei se a modelo falou mal de outras blogueiras.. mas se não falou, apoio a atitude. foi a forma que ela encontrou de desmascarar a falsidade que ela passava para os seguidores.
    Beijos!

    http://sushibaiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá querida leitora, obrigada por visitar nosso cantinho!!

Deixe aqui seu carinho...


"É Livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

© Bipolaridade Feminina | Layout por A Design